Secretaria da Mulher na prática: a experiência de Itanhaém (SP)

O trabalho da Secretaria da Mulher de Itanhaém é desenvolvido com o propósito de ressaltar a mulher e a sua importância na política contribuindo com a representatividade feminina de forma igualitária.

Além disso, desenvolvemos trabalhos sociais inserindo as mesmas através de políticas públicas, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e independência financeira.

Mesmo nos dias de hoje, as mulheres enfrentam dificuldades para ingressar na carreira políticas, muitas barreiras já foram destruídas, e muitas há de se destruir para conseguirmos um bom fortalecimento da democracia feminina.

O direito de buscar reconhecimento não é fácil, a desigualdade, preconceito, violência são algumas lutas que temos que vencer todos os dias, mas, é imprescindível que a busca do conhecimento faça com que todas as mulheres estudem e procurem incentivar as mesmas para que consigamos mudar a realidade em que vivemos, mesmo que aos poucos.

Com o acesso à informação e à educação, é possível adquirir maneiras de exercer nossos direitos, podendo também oferecer para outras mulheres os benefícios de suas capacidades.

Buscar conhecimento é o maior investimento para que a igualdade salarial e a distribuição de cargos de liderança não seja uma realidade triste existente no país em que vivemos.

Nos dias de hoje, vejo que o conhecimento foi primordial para chegar até aqui visto que, como mulher fui capaz de vencer todos os obstáculos através dele, apesar de algumas dificuldades e desmotivação.

A desigualdade e a falta de recurso para ingressar no mercado de trabalho me fizeram hoje, ser capaz de aplicar políticas públicas para amparar outras mulheres, pois muitas não sabem que são capazes até encontrar uma oportunidade que auxilie na sua jornada.

Alguns trabalhos sociais existentes e coordenados por mim foram criados baseados nasminhas experiências pessoais, com o intuito de transformar vidas assim como a minha foi transformada.

Dentre vários trabalhos construídos em Itanhaém, podemos citar alguns projetos sociais que auxiliam e motivam o acesso à educação, dentre eles o Empoderamento Feminino, cursos profissionalizantes, políticas para elas, luz para o futuro, campanhas de prevenção Outubro Rosa, violência contra a Mulher dentre outros.

Em minha trajetória profissional através destes projetos obtive a oportunidade de ingressar na carreira política, assunto este que já me despertava um bom apreciamento mas que com os projetos sociais me vi na necessidade de me aprofundar e buscar mais informações, hoje posso dizer, que a política é fundamental para que surjam mais oportunidades de crescimento e idéias sociais.

A capacitação e a coragem de ingressar em um mundo profissional novo, me fizeram cada vez mais representar a mulher no mercado de trabalho pois, através da política podemos conquistar nossos espaços ressaltando as leis e normas, lutando contra o preconceito de qualquer natureza.

Soube sobre o Partido Solidariedade através do Rodrigo Dias presidente do partido do Município de Itanhaém SP, que ao saber da minha trajetória fez o convite para se filiar.

Devido ao convite fui pesquisar toda a trajetória, visão, missão e valores,e a identificação foi imediata, o Partido Solidariedade hoje é o único que tem a preocupação de reservar uma porcentagem feminina de candidatas na sua associação além de apoiar outras bandeiras sociais.

Através disto, o Partido Solidariedade me surpreendeu mais uma vez, selecionando 450 mulheres de todo o Brasil para participar de cursos de política e informação, eles exigem ingresso das mesmas através de sua capacitação, Programa este chamado LIDERA pela Fundação 1° de maio, somente 140 mulheres foram selecionadas para assumir cargos de liderança dentro do Partido, dentre as selecionadas que representam a cidade de Itanhaém SP Regilane Roldino e Maria Aparecida Ivankio.

A Fundação 1° de Maio em parceria com a Secretaria Nacional da Mulher, são os responsáveis por dar a oportunidade para as grandes mulheres do Partido Solidariedade a capacitação para nós criarmos condições com objetivos igualitários, promovendo palestras, oficinas e debates para o engajamento da representatividade das mulheres na política.

Devemos acabar com a rivalidade que foi colocada para as mulheres e fortalecermos o sentimento de sororidade de união, por um mundo mais justo e igualitário.

Conheça a Regilane

Maria Regilane Roldino da Silva, Formada em Gestão Pública na instituição de ensino Metodista e cursando Serviço Social na instituição de ensino Metodista, como cursos auxiliares, auxiliar de administração, curso de coach PNL (programação neuro-linguística), Microsoft Excel, Gestão de Projetos, Empoderamento feminimo, Clube da Fala Gestão de Liderança, Instrutora da área da Beleza, Coordenadora da Casa da Mulher no município de Itanhaém, Coordenadora de projetos U.A.I, Secretária da Solidariedade Mulher Itanhaém, dentre as associações Sociedade em ação, Coordenadora Projeto Luz para o Futuro,Coordenadora Projetos B Alegria, Instrutora de cursos Profissionalizantes

Atuante na área Social a cerca de, 15 anos hoje sendo considerada referência em ações e impactos sociais no Município de Itanhaém.

Para mais notícias acesse: Fique por dentro

Fotos de alguns projetos sociais

Anterior Reforma eleitoral: saiba o que pode mudar para as mulheres

Deixe o seu comentário

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

© 2024. Todos os direitos reservados. Criado com ❤ pela Bless.