O panorama do empreendedorismo feminino no Brasil está passando por uma transformação significativa. Mulheres têm assumido papéis de liderança com ousadia e determinação, desafiando as normas pré-estabelecidas e promovendo uma mudança tangível nos setores de negócios. Nesta matéria, vamos explorar o que é o empreendedorismo feminino, abordar os desafios enfrentados por empreendedoras e como a participação delas, que são mais da metade da população do país, tem oxigenado os negócios e agregado diversidade.
De acordo com dados da pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) as mulheres têm desempenhado um papel fundamental no crescimento do empreendedorismo no Brasil. Atualmente, mais de 34% dos empreendimentos iniciais são liderados por mulheres, o número representa 10,3 milhões de empreendedoras, demonstrando uma ascensão notável em comparação há anos anteriores.
Principais características de uma mulher empreendedora:
- Iniciativa
- Inovação
- Resiliência
- Motivação
- Organização e planejamento
- Capacidade de comunicação
- Habilidades de negociação
- Gestão de conflitos
- Tomada de decisão e liderança
Quando se trata de empreendedorismo feminino, os desafios são inúmeros. Barreiras culturais, falta de rede de apoio para os cuidados com as famílias, carga burocrática, ausência de programas de capacitação, acesso limitado a financiamento e oportunidades desiguais são apenas algumas das questões enfrentadas por empreendedoras.
A deputada estadual Marli Paulino (PR) considera que a coragem das mulheres em empreender é fundamental para fortalecer a imagem da mulher como líder. “
O pós-pandemia tornou este momento crucial para solidificar o papel da mulher como protagonista no empreendedorismo e no mercado de trabalho. No entanto, não estamos no mercado de trabalho apenas para sustentar nossas famílias, mas porque estudamos, traçamos uma carreira, sonhamos alto e finalmente conquistamos. E sim, podemos também sustentar nossas famílias e realizar todos os nossos sonhos e desejos. Afinal, nós, mulheres, somos excelentes gestoras e administradoras em todas as áreas, graças às multitarefas que conseguimos realizar simultaneamente.”
Outro ramo que se destacou bastante nos últimos anos foi o de tecnologia, sobretudo as startups. Nos setores de startups no Brasil, o empreendedorismo feminino tem conquistado terreno em áreas como tecnologia educacional, saúde digital, inovação social e moda sustentável. E são elas que estão introduzindo soluções inovadoras e impulsionando o crescimento econômico, criando um impacto positivo na sociedade.
Com base nesses avanços, é evidente que o empreendedorismo feminino não só está em ascensão, mas também está redefinindo o panorama empresarial brasileiro.
Portanto, ao celebrar as conquistas e desafios enfrentados pelo empreendedorismo feminino, é fundamental reconhecer e entender que a participação da mulher no mercado também impulsiona a economia do país, destacando a necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva, incluindo, claro, políticas públicas de apoio, incentivo e financiamento.