reforma política

Reforma política e as mulheres

Estamos no limiar de definições sobre as eleições que afetam diretamente a participação das mulheres na política. A notícia triste é que podem ser definições muito prejudiciais à ampliação da presença de nós mulheres nos espaços políticos do nosso país. Este deveria ser um grande objetivo de todas e todos que tem espírito democrático e que se incomodam com o dado vergonhoso de que ocupamos a posição número 140 no total de 192 países, com relação à participação de mulheres na política, no levantamento do União Interparlamentar.  Na América Latina só ficamos na frente do Haiti e do Paraguai, todos os outros nossos países vizinhos estão na nossa frente e têm mais mulheres ocupando os espaços de poder. 

Em resumo, hoje temos a obrigatoriedade de 30% de candidaturas femininas nas chapas. 5% dos recursos do Fundo Partidário, para a realização de atividades e formações para mulheres não apenas nos períodos de eleições. Temos ainda 30% de recursos do Fundo Eleitoral que devem crescer proporcionalmente conforme os partidos aumentarem o número de candidaturas. Isso tudo está em risco, dependendo do que for definido pelo Congresso Nacional. 

Entre as propostas estão a possibilidade do fim dos 5% de recursos do Fundo Partidário, do fim da obrigatoriedade de 30% de candidaturas e do congelamento dos 30% de recursos do Fundo Eleitoral como um teto, um limite, sem ter a possibilidade de aumentar ao longo do tempo conforme aumente o número de mulheres candidatas. 

Fico feliz em ter o apoio do nosso presidente nacional, Deputado Federal Paulinho da Força, em buscar negociações equilibradas e que cheguem na melhor proposta para garantir a ampliação dos espaços e da participação das mulheres na política, participando das eleições pra valer, sendo efetivamente eleitas e tomando decisões sobre os rumos das nossas cidades, estados e do país. 

Para mais informações acesse: Fique por dentro

Site da Secretaria da Mulher do Solidariedade: Clique aqui

Anterior A independência feminina

Deixe o seu comentário

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

© 2024. Todos os direitos reservados. Criado com ❤ pela Bless.