Líderes femininas: a importância de desenvolvê-las

As organizações estão reconhecendo cada vez mais a necessidade de criar, ajudar e apoiar mulheres líderes. A liderança feminina cada vez mais presente comandando empresas, organizações e governos é uma realidade em crescimento. Desenvolver mulheres talentosas se tornou uma questão necessária para muitos empregadores nos últimos anos. Desenvolver as lideranças é fundamental para a evolução de qualquer organização.

Estudos da organização Mckinsey & Company, em 2017 já mostravam que empresas com maior diversidade de gênero em seus cargos executivos apresentam lucratividade de até 21% a mais no mercado.

Muitos estudos já mostraram que mais mulheres no comando de governos traz mais transparência e menos corrupção, além de mais resultados, como redução da mortalidade infantil e até mesmo menos mortes por COVID nos casos de cidades comandadas por prefeitas mulheres, segundo recente estudo publicado pelo Insper.

Ser líder é ser coerente

Ser líder requer uma visão estratégica sobre o mercado de trabalho e um perfil voltado à gestão de pessoas, projetos e recursos. A líder é a peça fundamental para que uma equipe consiga alcançar os objetivos traçados. Além de conseguir tirar o máximo do time do qual administra, a liderança tem o papel de inspirar e engajar as pessoas que comanda mesmo em momentos de crise.

À medida que há o esforço para aprimorar a administração de suas equipes, os líderes impulsionam o crescimento e a inovação dos negócios e dos resultados dos ambientes e organizações que lideram.

Uma boa líder sabe manter a motivação do grupo acesa, passa confiança, coragem, entusiasmo, aponta o caminho e leva as pessoas para a direção correta. Um líder precisa ser exemplo. Sem um caráter sólido e valores fortes não é possível se tornar uma liderança efetiva em qualquer ambiente. Para isso, é muito importante um exercício de autoconhecimento.

O processo de identificar os próprios valores pessoais, assim como colocá-los em prática gera uma série de benefícios valiosos, como o aumento do bem-estar emocional e a melhora nas relações interpessoais. Como liderança, reconhecer os seus ideais é garantir a coerência dos seus atos.

O mundo, mais do que nunca, carece de liderança feminina verdadeiras, ousadas, corajosas, leais aos seus valores, princípios e ao que acredita. Idealistas sonhadores que estejam dispostos a se colocar em segundo plano em prol dos outros. O líder é aquele que vai na frente e se coloca em risco pelo bem do grupo que comanda, agindo sempre pautado no que é melhor para todos, e não para si, seja para um exército que comanda, seja para um povo que governa. 

Sobre Laiz Soares

Laiz Soares é formada em Relações Internacionais pela PUC Minas e estudou Administração e Marketing na ESSCA, École Supérieure de Sciences Commerciales d’Angers na França. Fala inglês, francês e espanhol. Fez formação executiva no Insper em São Paulo em Relações Governamentais no Brasil, Liderança e Gestão de Pessoas. Estudou Comunicação na FAAP e política no RenovaBr.

Possui 10 anos de experiencia profissional liderando equipes e projetos desafiadores em diversos contextos. Foi Trainee e Supervisora de Operações na FedEx Express, Gerente de Projetos inovadores para melhoria da gestão pública brasileira na Fundação BRAVA, coordenadora de campanha e chefe de gabinete em Brasília da deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral. Fundou o movimento Nenhuma a Menos de combate à violência contra a mulher.

Foi candidata a prefeita de sua cidade em Divinópolis, em Minas Gerais, e obteve 20% dos votos válidos, sendo a mulher mais votada da história do seu município. Faz parte de redes de fomento à liderança feminina como o Vamos Juntas.

Depois de ter construído uma carreira sólida no setor privado e público, fundou sua consultoria em planejamento estratégico, gestão e governança de projetos, formação de lideranças e marketing político. Atende grandes empresas privadas, pessoas físicas e instituições. Também é palestrante e ministra aulas nos temas liderança, renovação política, empreendedorismo feminino e empoderamento da mulher e já atuou em universidades como UEMG e UNA e empresas como Banco Itaú.

Acompanhe aqui o trabalho da Laiz.

Para mais notícias acesse: Fique por dentro

Anterior Agosto lilás: um mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Deixe o seu comentário

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

Fique por dentro das novidades do Solidariedade Mulher

© 2024. Todos os direitos reservados. Criado com ❤ pela Bless.